Projeto prevê a formação de grupo de empreendedores organizados por região – A Associação dos Empreendedores de Foz do Iguaçu (AEIFI) vai implantar núcleos de empreendedorismo nos principais bairros da cidade. A criação de núcleos para atender as necessidades dos empreendedores instalados nos bairros surgiu durante a realização das ações itinerantes promovidas pela entidade. O projeto prevê a formação de grupo de empreendedores organizados por região, com objetivo de realizar debates e apresentação de propostas para o desenvolvimento social e econômico dos bairros. “Precisamos contribuir dando idéias de como podemos melhorar o nosso bairro. Um bairro organizado, com boa infraestrutura é fundamental para crescimento dos empreendimentos”, diz o empreendedor José Alonso de Freitas, um dos incentivadores da ideia.
De acordo com a secretária da associação, Sueli Xavier, algumas reivindicações e sugestões surgidas durante as ações itinerantes dizem respeito a serviços públicos como os de limpeza e de segurança nos bairros. Outra ação importante será a programação de atividades conjuntas como promoções para incrementar as vendas e prestação de serviços nos bairros.
Além dos encontros de debates para apresentação das sugestões, os núcleos terão as principais informações sobre a sua área de atuação. Como por exemplo, os tipos de empreendimentos permitidos na região pela lei de zoneamento urbano. “Muitos empreendedores começam o seu negócio construindo um espaço comercial no terreno onde também reside. Ai está o X da questão. O empreendedor precisa saber com boa antecedência que tipo de negócio é permitido para essa área”, alerta Ederaldo Magalhães, consultor de expansão da AEIFI.
Implantação
Inicialmente os núcleos serão implantados nas regiões do Morumbi, Três Lagoas, Porto Meira e Vila C. As questões referentes aos núcleos serão atendidas por um empreendedor do bairro em seu próprio estabelecimento comercial. Para as orientações financeira, administrativa e jurídica o empreendedor vai continuar sendo atendido na sede da entidade no centro da cidade. Para fazer parte dos núcleos é preciso estar associado à AEIFI.
Atenção empreendedores para a Declaração Anual do Simples
Os Microempreendedores Individuais (MEI) devem fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O formulário reúne as informações fiscais referentes ao ano de 2013. O preenchimento é obrigatório para os microempreendedores individuais formalizados desde 2009 e que faturam até R$ 60 mil ao ano.
A AEIFI está atendendo os empreendedores, orientando e tirando todas as dúvidas para o correto preenchimento da declaração. Procure a associação na Travessa Cristiano Weirich, Nº 91 Sala 205 – Edifício Metrópole – centro. O telefone para contato é o 3523-7927.