AEIFI realiza Pré-Conferência com empreendedores do setor de turismo – A Associação dos Empreendedores Individuais de Foz do Iguaçu – AEIFI, realizou nessa segunda-feira, 21 a Pré-Conferência de Turismo com associados que desenvolvem atividades no setor. O ato contou com o apoio do Polo Iguassu – Instituto para o Desenvolvimento da Região Trinacional, que designou José Eduardo Jordão para acompanhar os trabalhos.
Durante o encontro os empreendedores debateram e apresentaram propostas que serão defendidas na 2ª Conferência Municipal de Turismo, no dia 23 de agosto.
No eixo, Trabalho e Renda; a luta será pela formalização como promotor de turismo local, dos atuais agenciadores de turistas, (popularmente chamados de piranhas). Cursos de capacitação para os promotores de turismo local e para os empreendedores que atuam como artesãos, também é proposta que será defendida na conferência.
Luta dos agenciadores de turismo é antiga
Manoel Messias Eloy, destacou que a mais de 30 anos trabalha nesse ramo. “Com esse trabalho criei meus filhos. Hoje tenho uma filha que concluiu a faculdade. Então acredito que já está na hora de sermos reconhecidos pelo poder público, como trabalhadores nessa atividade”.
Outro eixo debatido pelos empreendedores foi a de Infraestrutura e Grande Eventos . Nesse tema a proposta que será defendida é a destinação de espaço para empreendedores individuais, no futuro Mercado Municipal.
Ederaldo Magalhães, consultor de expansão da AEIFI, citou a importância da participação dos empreendedores. “ A união de todos é que vai fazer a diferença. É preciso apresentar as reivindicações, defender e cobrar para que elas aconteçam”, ressaltou.
Delegados
Manoel Messias Eloy e Maria Cristina Deonvisinove, são os delegados indicados pelos empreendedores para apresentar e defender as propostas durante a Conferência Municipal de Turismo.
Como funciona
A Conferência Municipal de Turismo é um espaço de debates, amplo e democrático. As pré-conferências que antecedem a conferência são realizadas em diversos pontos da cidade: escolas, faculdades, sindicatos, entidades de classe, hotéis, empresas, instituições públicas.
Importância da Conferência Municipal de Turismo
Foz do Iguaçu é dos principais destinos turísticos do país, sendo o terceiro em número de visitantes estrangeiros. É também, o centro de uma região trinacional, composta por diversas cidades de portes pequeno e médio, de três países, que, juntos, agregam mais de dois milhões de habitantes, com a atividade turística tendo grande representatividade na economia local, influenciando, direta e indiretamente, a vida e o trabalho de todos os moradores. Assim, a construção da cidade passa pelo debate de sua forma e conteúdo. Passa pela troca de informações e anseios entre os diversos atores sociais. Passa, também, pela coesão entre poder público e cidadão